sábado, 10 de junho de 2017

Manual de elogio e reconhecimento..

Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.
Manual de elogio e reconhecimento.

Liderei por muitos anos, funcionários que ocupavam cargo de liderança. Ouvia sempre os liderados de esses líderes reclamarem que nunca eram elogiados. Quando eles faziam alguma coisa errada, eram prontamente criticados, mas quando faziam alguma coisa boa, quando superavam as suas metas nunca eram elogiados. Conversando com esses líderes, descobri que a maioria deles não sabia como fazer um elogio corretamente. Alguns estavam tão preocupados com os resultados que não prestavam atenção nas qualidades dos funcionários. A preocupação era só com as metas. Alguns não conseguiam fazer elogios porque eram líderes tímidos. Como os subordinados não recebiam elogios dos seus líderes, eles também não se elogiavam. Uma equipe que só recebia cobranças e nunca era elogiada, se tornava uma equipe desmotivada e com dificuldades para conseguir os objetivos.
Para melhorar a comunicação entre a liderança e liderados, criei um treinamento e um pequeno manual que resolveu o problema.
Segue o manual e a importância de se fazer um elogio bem feito, reconhecer e premiar na hora certa.

MANUAL DE ELOGIO E RECONHECIMENTO!

Pesquisas mostram que se tivéssemos o hábito de elogiar mais, às pessoas seriam mais felizes, mais produtivas em suas atividades, mais motivadas em suas ações, com melhor convívio na família, no trabalho e nos relacionamentos delas.
Estamos vivendo em uma sociedade que sabe muito bem apontar defeitos, mas tem dificuldades de reconhecer as qualidades e elogiar quem faz coisas boas, quem tem qualidades. Essa ausência de elogios tem afetado muito os relacionamentos, desmotivados profissionais e tornado sem prazer a vida muita gente. Resultados: funcionários trocando de empregos, casais trocando de relacionamentos, filhos ausentes de casa, estudantes abandonando os estudos... Tudo poderia ser diferente se tivemos o hábito de elogiar mais às pessoas. Tem gente que é especialista em encontrar talentos, qualidades nas pessoas e exalta-las. Tem gente que é especialista em encontrar defeitos nas pessoas e destruí-las.

Não o bom esquecer que o bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser elogiado, o bom pai e a boa mãe gostam de ser recompensados. O bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim, vivemos em uma sociedade que um precisa do outro; é impossível alguém viver sozinho, e os elogios verdadeiros unem as pessoas, além de servir de motivação para enfrentar os desafios do dia a dia.

Quais são os motivos da falta de elogios? Excesso de orgulho, dificuldades para reconhecer as qualidades das pessoas, não saber como fazer um elogio bem feito, timidez, não saber a hora certa de elogiar, medo de se sentir inferiorizado ao reconhecer as qualidades dos outros.

Vou dar aqui, algumas dicas para você saber como e quando elogiar alguém.

O elogio é uma afirmação!
Você pode elogiar a pessoa:
-Por aquilo que ela é.
-Por aquilo que ela faz.
-Por aquilo que ela tem.

Elogiar por aquilo que a pessoa é: a pessoa é prestativa, determinada, criativa, cativante, honesta, estudiosa, feliz, amiga, confiável, parceira, responsável, é pontual...

Elogiar por aquilo que a pessoa faz: faz um bom trabalho, um bom curso, uma boa comida, lidera bem, executa bem as tarefas, faz esporte, faz amizades com facilidade, faz boas parcerias no trabalho...

Elogiar por aquilo que a pessoa tem: tem bom emprego, um bom carro, uma boa casa, uma boa educação, uma boa família, bons conhecimentos, tem capacidade de encontrar soluções, tem aptidão para determinadas coisas, tem interesse pelo trabalho...
Todo mundo tem motivos para ser elogiados. Mas para elogiar é preciso prestar atenção nas pessoas, perceber que elas existem e tem algo que merece ser exaltado.

Como elogiar? Você pode elogiar falando diretamente para a pessoa, exaltando um feito, uma qualidade. Você pode elogiar por meio de um bilhete, você pode elogiar fazendo uma menção à pessoa em público. (Cuidado com elogio em público, nem todo mundo gosta.) Você pode elogiar por meio de um abraço, de um belo sorriso, de um presente, uma premiação... (Procure descobrir como a pessoa gosta de ser reconhecida e elogiada.)

Quando elogiar?

O elogio deve ser feito enquanto o suor ainda está no rosto e o cansaço ainda está no corpo.
Portanto, o elogio deve ser feito o quanto antes. Ao elogiar, evite comparações. Fale da pessoa e dos seus feitos. Não use quem está sendo elogiado para criticar outras pessoas. O elogio quando é verdadeiro e bem feito, constrói, quando é malfeito, destrói.

Lembre-se: o elogio bem feito, sincero eleva o elogiado, muda o comportamento para melhor de quem o receber.

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam-no para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer a ele todas as coisas boas que ele já fez. A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós, desejando segurança, amor, paz e felicidade. Mas, às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro. Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com a sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre de totalmente da verdade da qual ele tinha-se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".

Quando elogiamos, exaltamos as qualidades, quando criticamos exaltamos os defeitos. Agora que você aprendeu como e quando elogiar as pessoas, vou convidar você a se elogiar. Se alguém pedisse para você contar com detalhes todas as suas qualidades, você saberia dizer? Às vezes ficamos esperando que as outras pessoas reconheçam as nossas qualidades, quando, na maioria das vezes, nem nós mesmos as reconhecemos.



Pois bem, chega de ficar esperando reconhecimentos só dos outros, faça você mesmo. Sugiro que você tire esta semana para elogiar a si mesmo. Escreva uma carta para si, "rasgando" todos os elogios que você merece, por menor que sejam as suas qualidades, elas merecem ser elogiadas, sem reservas de palavras. Ao terminar de escrever, coloque em um envelope sem ler ou fazer qualquer tipo de correção. Uma vez no envelope, coloque-a no correio endereçado a você mesmo.
Quando receber a correspondência, abra e leia "saboreando" cada uma das suas qualidades. Quando terminar a leitura, compre algo que você goste e presenteie-se, você merece ser presenteado pela pessoa que você é, por aquilo que você faz e por tudo que você tem. (Este texto faz parte do livro: "como fazer dar certo", de Nestor de Almeida)

Envie este texto para alguém que você deseja ver melhor como profissional.

Nestor de Almeida, Ex Superintendente da Bradesco Seguros e Previdência, e menino de rua e andarinho, hoje é Palestrante, escritor e Presidente Fundador da academia Brasileira de realização de sonhos por meio do conhecimento. Autor dos livros: DE MENINO DE RUA A EXECUTIVO e COMO FAZER DAR CERTO!


Conheça o vídeo de apresentação do palestrante. Neste link https://www.youtube.com/watch?v=tZbRAK7ZE-c
A Palestra mais solicitada pelos contratantes é a palestra "SUPERAÇÃO". Conheça o conteúdo, depoimento dos contratantes e dos participantes, neste link. http://www.almeida1vencedor.com/event/lideranca-gerenciando-conflitos-e-gerando-resultados/

Contato:
11-96456-8466
11-96260-5811
almeida1vencedor@almeida1vencedor.com
www.almeida1vencedor.com
Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.

Nenhum comentário: